Conhecendo a lesão cerebral
O que é Lesão Cerebral?
O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e transmitir informações importantes para o organismo. Formado pela medula espinhal e encéfalo, estes são caracterizados pela comunicação entre o corpo e todo o sistema nervoso, além das funções relacionadas à cognição (inteligência, memória, atenção, criatividade e etc.) e o movimento.
Durante o seu desenvolvimento, o ser humano está exposto às diversas situações adversas, independente da faixa etária na qual se encontra. E dentre estas condições, destaca-se a lesão cerebral definida pela ruptura das funções desse Sistema Nervoso Central tendo grande impacto na qualidade de vida do indivíduo.
A lesão cerebral implica na destruição e deterioração das células do cérebro, podendo ocorrer de forma primária (traumas) e secundária (dano causado ao SNC devido à resposta fisiológica), gerando deficiências significativas sensório – motoras. As causas mais comuns da lesão cerebral são: traumatismos, acidente vascular encefálico, epilepsia, hipóxia, tumores e intoxicação por metais pesados.
Ressalta-se que desde o nascimento, o cérebro se encontra em constante mudança, evolução e se inter-relacionando com o ambiente. A criança percebe o mundo a sua volta por meio dos receptores sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato, vestibular e proprioceptivo) e da aprendizagem motora, ligados ao processo do Sistema Nervoso Central. Quando ocorre uma lesão em seu cérebro, o sistema altera como um todo, apresentando diversas disfunções como: encefalopatias, síndromes ou transtornos.
Como consequência da lesão cerebral, o indivíduo tanto na infância quanto na adolescência se torna dependente na aprendizagem e em suas atividades do cotidiano, exigindo maior atenção e apoio. E a família é igualmente atingida, pois necessitará de readaptações em prol dos cuidados neste novo cenário familiar e envolta na busca por um tratamento eficiente e especializado.
(Terapeuta Ocupacional Aline Progene)